Faça sua busca
  • segredosdeindigo
    @gmail.com

  • @indigo.ayer

  • @indigo_hoje

  • @indigoescritora

7 de janeiro de 2014
424 visualizações

A criação

Antes de existir o oceano, a terra, o céu, a Natureza era toda igual. Um disforme caos constituído de matéria grosseira. Nada além de uma massa inerte dentro da qual uma tensão discordante de átomos guerreava: não havia sol para iluminar o universo, não havia lua com raios prateados completando vagarosamente sua silhueta crescente. Nenhuma folha balançava ao vento. Não havia mar para além da linha da praia. Terra, para ser exato, havia, e o ar e o oceano. Mas terra em que o homem não poderia ficar, e água em que nenhum homem poderia nadar, e ar que nenhum homem poderia respirar. Ar sem luz, substância em eterna transformação, sempre em guerra: sem que um único corpo quente lutasse com o frio, o molhado com o seco, o duro lutasse com o macio, as coisas tendo um peso contido por coisas sem peso. Até que Deus, ou a bondosa Natureza, arrumou tudo e separou o céu da terra, a água da terra, nosso ar da estratosfera, uma liberação total. E então as coisas evoluíram, e fora do caos cada coisa encontrou o seu lugar, e se ajeitou numa ordem eterna.

Dois mil e alguns anos depois…
Sabe aquela máxima: “nada se cria, tudo se transforma?” Eis aqui a confirmação. Mesmo lá no comecinho do mundo, quando não havia nem terra, nem céu, nem ar, nem oceano, mesmo então a criação não aconteceu a partir do nada. No início havia “um disforme caos constituído de matéria grosseira”. Devia ser um tipo de argila. Deus se valeu dessa espécie de maçaroca e moldou o universo.
Gosto também da passagem: “Até que Deus, ou a bondosa Natureza, arrumou tudo…” Esse “ou a bondosa Natureza” possibilita dialogar com fiéis e ateus ao mesmo tempo. Espertinho.
Por fim, passa a sensação de começar a história botando as coisas em perspectiva. Parece a abertura de um filme, uma tomada aérea mostrando o universo, o planeta Terra, os continentes, o estado e a cidade onde vamos ambientar a narrativa.

 
  Compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Já nas livrarias!!!
Já nas livrarias!!!
21 de junho de 2022
Oficina de Escrita Orgânica em Holambra
Livro novo! Já nas livrarias
Livro novo! Já nas livrarias
4 de agosto de 2021
20 anos de estrada!
20 anos de estrada!
8 de junho de 2021
Casinha para degustação
Casinha para degustação
25 de maio de 2021
Avatar
Índigo em:
Oficina de Escrita Orgânica. Venham!
2022-05-25 16:01:12
Avatar
Isadora em:
Oficina de Escrita Orgânica. Venham!
2022-04-27 22:16:04
Avatar
Isadora em:
Oficina de Escrita Orgânica. Venham!
2022-04-27 22:15:49
Avatar
Índigo em:
Casinha para degustação
2021-06-09 10:00:27
Avatar
Marilda Arrivabene em:
Casinha para degustação
2021-05-31 10:09:34