BALEIA BALSÂMICA
Era uma vez, há pouquíssimo tempo atrás, uma baleia chamada Balsâmica. Seus pais eram chefes de cozinha. Balsâmica vivia no Oceano Pacífico, lá para os lados do Hawaii. Mas ela circulava bastante, de acordo com a vontade das correntes marítimas. Balsâmica não seguiu a profissão dos pais. Ela se tornou advogada de causas ambientais. Balsâmica acreditava que essa é a única carreira possível para uma baleia, considerando tudo que elas passam.
A verdade é que Balsâmica estava de saco cheio de engolir lixo marinho todo santo dia. Não tem coisa mais desagradável. Para nós, humanos, é como se a cada vez que inspirássemos fundo, um pedaço de plástico entrasse por nossas narinas. No lugar da Balsâmica, nós também estaríamos bem irritados com a situação. Por isso, um belo dia Balsâmica resolveu dar um basta na situação. Era a hora de pegar pesado. Montou um grupo, juntou mais de mil baleias e marcou um evento. No dia D, Balsâmica e seu grupo ia virar todas as embarcações que estivessem navegando pelos oceanos de todo canto do mundo. Seria uma ação sincronizada de proporções planetárias.
Porém, justo no dia D, uma questão muito maior pipocou no horizonte. Um tal vírus invisível que obrigou os humanos a ficarem entocados em suas casas. De repente, não havia mais tantas embarcações poluidoras cruzando os oceanos. Balsâmica foi se informar sobre o que estava acontecendo e ficou passada com as notícias. Deu até dó dos humaninhos, quando ela se imaginou entocada num aquário. Credo!
E assim, a magnânima Balsâmica suspendeu a ação sincronizada com suas amigas baleias. Elas decidiram dar uma pequena trégua aos humaninhos. Os coitados já estavam tendo problemas suficientes. Balsâmica até gravou um vídeo para a campanha #ficaemcasa. No vídeo, ela mostra imagens lindas, de corais deslumbrantes e trechos de oceano super limpinhos. Ao final ela dá um sorrisão para a câmera. O vídeo viralizou, e tem causado polêmica. Tem gente que achou de mau gosto aquele sorrisão no final, mas Balsâmica curtiu. Ela acredita que às vezes tem que pegar pesado mesmo.
2 comentários
OI, eu sou a Isabela, aluno da Professora Andrea, do Marista Anjo da Guarda, sabe?
Se não se lembra, você fez um vídeo para a gente, sobre “a parte dois” do saga animal.
Queria te falar, que gosto muito do seus textos para crianças entocadas, já li todos, e adorei.
Epero mais um para eu ler.
Um abraço, e se cuida.?
Oi, Isabela! Tudo bem? Que bacana receber seu retorno sobre os entocados. Nesse caso, tenho uma boa notícia para você. Estou aqui escrevendo a parte 2 de cada um dos contos. Nessa parte 2, conto o que aconteceu com cada entocado após o fim da quarentena. Se tudo correr bem, isso vai virar livro! E, sim, lembro super do Anjo da Guarda. Achei um barato a sua escola. beijinho, Índigo