Admirável 14: A pessoa de carne e osso que se tornou o hoje mundialmente famoso São Francisco de Assis
Gostaria de abrir o mês das festas juninas homenageando um santo. Ah, daí fica fácil (alguns devem estar pensando). Todo santo é admirável. Mas aí é que está. São Francisco de Assis ganhou minha admiração por ser quem foi antes de iniciar sua caminhada rumo à santidade. Então aqui vão as três razões que fazem dele o Admirável Número 14:
1 – Porque ele foi um dos maiores baladeiros do seu tempo. Era um boêmio de carteirinha, pagava bebidas para Deus e o mundo, e era incrivelmente popular, sempre animado e com acesso às melhores festas.
2 – Porque ele foi um percursor da medicina natural. Quando foi acometido por uma doença misteriosa que não sarava de jeito nenhum, ele decidiu que ia se curar com banhos de sol e caminhadas. Funcionou. Desde então ele passou a se referir ao Sol como irmão Sol.
3 – Porque a filosofia de vida dele é muito mais fascinante do que se imagina. Não se trata de voto de pobreza, mas em acreditar piamente na providência divina. Tem uma diferença enorme entre uma coisa e outra. Vale a investigação.